Foto: Primavera-MT e Monsoon (Divulgação)
Gelson Conte foi anunciado no Guarany, enquanto Paulo Baier deixa o Monsoon

A disputa do quadrangular do rebaixamento do Gauchão começa a entrar em fase decisiva com movimentações nos bastidores. Dois adversários diretos do Inter-SM trocaram de treinador nesta semana, enquanto outros mantêm a comissão técnica apesar da pressão por resultados. Restam quatro rodadas para definir os dois clubes que permanecem na elite estadual.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No Monsoon, Paulo Baier deixou o comando após o empate em 1 a 1 com o Inter-SM, na segunda-feira (9), no Passo D’Areia. Em nota, o clube informou que a saída ocorreu em comum acordo e citou a “necessidade de um novo impulso para o grupo”. Baier havia sido anunciado em outubro e comandou a equipe em oito jogos no Estadual, com uma vitória, cinco empates e duas derrotas. O time de Capão da Canoa — que segue mandando jogos em Porto Alegre — busca substituto para a sequência da competição. Na próxima rodada, enfrenta o Avenida, fora de casa.
No Guarany de Bagé, a mudança já foi confirmada. Gelson Conte é o novo técnico para a reta final do quadrangular. Ele assume no lugar de Wiliam Campos, demitido ao fim da primeira fase, e do auxiliar Anderson Paim, que dirigiu a equipe de forma interina. Conte estava no Primavera (MT). Por lá, foi campeão mato-grossense em 2025, mas foi demitido no último fim de semana após o rebaixamento do clube nesta edição.
Conte também treinou o Veranópolis no ano passado, quando foi eliminado pelo Inter-SM na semifinal da Divisão de Acesso. O Guarany é o lanterna, com um ponto, e terá confronto direto com o time santa-mariense em Bagé na próxima rodada.
Situação diferente vive o Avenida. Gabriel Dutra segue prestigiado pela direção após a vitória sobre o Guarany. O treinador foi responsável por manter o clube na primeira divisão no ano passado, também via quadrangular do rebaixamento, mesmo após a pior campanha na primeira fase. Agora, a equipe de Santa Cruz do Sul recebe o Monsoon.
E Bruno Coutinho?
No Inter-SM, Bruno Coutinho continua no cargo, embora pressionado por parte da torcida após o empate sofrido nos acréscimos contra o Monsoon. O presidente Pedro Della Pasqua defendeu a permanência do treinador, em coletiva após a partida:
— Seguir trabalhando. O Bruno tem trabalhado, passa todas as informações para os atletas. É muita informação, ele estuda, dá detalhes. Lá dentro falta algum ajuste, mas não é vontade. Estamos sendo punidos por perder muitos gols — afirmou.
Ele acrescentou que uma eventual mudança só seria discutida caso parta do próprio treinador:
— Eu vou conversar com o Bruno, a gente tem uma parceria muito grande. Se ele entender que não tem mais forças, temos que buscar uma mudança. Amanhã a gente conversa e vamos ver se recuperamos esse anímico. A gente tem que estar 100%. Quem não estiver 100% ou estiver um pouco abalado não vai nos ajudar.Por mim o trabalho segue. A gente precisa de todo mundo nesse momento — completou
Em oito jogos no campeonato, o Inter-SM soma apenas uma vitória, quatro empates e três derrotas. Com dois pontos nas duas primeiras rodadas, a equipe busca a primeira vitória no quadrangular contra o Guarany de Bagé, fora de casa, em confronto que ainda não teve a data divulgada.